A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, no último dia 21 de novembro uma reunião com o Setor de Nutrição e Alimentação Escolar – SNAE, com o objetivo de alinhar as demanda de consumo e produção agrícola para a realização de futuras ‘chamadas públicas’ para aquisição de gêneros alimentícios para alimentação escolar, visando o ano letivo de 2020.
A ação aconteceu nas dependências do Centro de Formação de Educação de Nova Mutum – CFENM e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente, EMPAER (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e de Produtores Rurais (APRENM).
A aquisição de alimentos da Agricultura Familiar é um dos desafios do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar – SNAE, considerando a complexidade da logística de abastecimento das cozinhas escolares.
O Setor de Nutrição e Alimentação Escolar vem adquirindo alimentos da agricultura familiar desde 2010, com destaque para as exitosas aquisições de polpa de fruta integral, Iogurte, queijo, requeijão e hortaliças.
Um grupo de Trabalho em parceria com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi criado especialmente para dar expressão a este compromisso e ampliar o rol de alimentos oriundos destes produtores locais.
A ação foi voltada à produtores rurais, técnicos da instituições e secretarias municipais participantes e membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e teve também como objetivo cumprir a Lei 11.947 de 16/06/2009, como também seguir o compromisso social com a questão.
O atendimento às exigências de qualidade do SNAE faz com que os produtores se aperfeiçoem cada vez mais, gerando duplo benefício: agricultores familiares fortalecidos e alunos bem nutridos.
Atualmente a alimentação ofertada nas escolas ligadas a rede municipal conta com variações nos tipos de cardápios. As informações podem ser acessadas por toda a população nos murais de informação de todas as unidades escolares.