A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo realizou, na última semana o 1º Famtour – Turismo Agrotecnológico com uma comitiva de representantes de agências de viagens especializadas no turismo do agronegócio, provenientes de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, e também com a agência receptiva local.
O Famtour é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar os agentes especializados no turismo do agronegócio, promovendo a visita ao destino, para que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo aos seus clientes.
Participaram do Famtour membros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE, a Prefeitura de Nova Mutum e agência receptiva local, Cia de Viagens.
O roteiro desenvolvido pela Secretaria foi elaborado com o cuidado de apresentar aspectos e potencialidades do município. “Esta é uma ação de mercado que extrapola seus objetivos comerciais, pois funciona também como estratégia de marketing para a potencialização da imagem positiva do produto turístico que é o nosso município, bem como o relacionamento com o público a que se destina. Por isso organizamos uma ampla agenda que garantiu aos participantes uma macro visão destas potencialidades”, afirmou Bruna Tommasini, coordenadora da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
“Avaliamos de maneira excelente, a começar pela seleção inicial dos participantes, ao escolher inicialmente agentes operadores deste trade a Prefeitura demonstra conhecimento e engajamento sobre o tema. Fiquei impressionada pelo envolvimento das várias pessoas e instituições junto ao projeto. O Famtour nos mostrou detalhes fundamentais, como corpo técnico e infraestrutura, tudo isto auxilia na formatação de novos destinos. Parabenizo a todos os organizadores e com certeza Nova Mutum se tornará uma de nossas opções” destacou Roberta Weber Borghesi, agente operador de viagens da empresa TNT Viagens, especializada em viagens técnicas para o agronegócio.
De acordo com a analista da unidade do Sebrae em Nova Mutum, Éricka Vasconcelos Albuquerque Azevedo, o Famtour é um evento determinante para o processo de comercialização e operação do turismo agrotecnológico da região. “Possibilita às agências de viagens especializadas conhecerem de fato o destino que está sendo ofertado, suas principais características e infraestrutura”, avalia.
“Esperamos alcançar, a partir de agora resultados como, consolidar Nova Mutum como destino do turismo agrotecnológico no Brasil, preparado para atender público nacional e internacional, estar permanentemente no portfólio das operadoras e agências de viagens, estimular o aprimoramento e a diversificação do produto turístico comercializado em Nova Mutum, fortalecer os vínculos comerciais desses operadores com as empresas locais, além de converter esse fluxo turístico em negócios para o desenvolvimento do município”, destacou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jimmy Anderson Huppes.
A programação, realizada ao longo de 3 dias (28/11 a 01/12) teve início com a recepção do grupo de empresários do trade turístico nacional em Cuiabá e jantar de boas-vindas com apresentação da Excelência Carnes Suínas. Nos dias 29 e 30 de novembro, foram realizadas visitas técnicas incluindo fazenda da Terra Santa Agro com apresentação da Solinftec, visita a fazenda da Ideal Agro, plantas industriais da Bunge e BRF e Fundação MT (CAD Médio Norte). Além disto contou com visita a cervejaria Kessbier, Parque das Águas e Orquestra Jovem de Nova Mutum. A programação contou também com a apresentação do Destino e algumas visitas a hotéis e restaurantes do município, com a finalidade de conhecer os serviços oferecidos na cidade.
O Famtour foi encerrado no sábado com uma reunião de fechamento com as agências, onde pode-se ouvir as impressões e sugestões para aprimoramento do destino e início das operações.