Impactos da Lei da Pesca afetam milhares em Mato Grosso

ADIs questionam Lei nº 12.197/2023, que suspendeu a pesca e prejudica famílias no estado.

Fonte: da Redação

Impactos da Lei da Pesca afetam milhares em Mato Grosso
Impactos da Lei da Pesca afetam milhares em Mato Grosso - Foto: ALMT

Como a Mato Grosso lida com os efeitos da Lei da Pesca? A Assembleia Legislativa do estado promoveu reunião para discutir os impactos da Lei nº 12.197/2023, que suspendeu a atividade pesqueira e afeta milhares de pescadores artesanais e profissionais.

Debate sobre a legislação

O encontro, realizado na Sala das Comissões Sarita Baracat, analisou as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7471, 7514 e 7590), que questionam a lei conhecida como Lei do Transporte Zero. Proposta pelo deputado Wilson Santos (PSD), a reunião contou com assessores do ministro do STF André Mendonça, além de lideranças da pesca, entidades socioambientais e parlamentares.

[Continua depois da Publicidade]

Principais impactos

A legislação proíbe o transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes, atingindo a principal fonte de renda dos pescadores. Foram apresentados relatos sobre:

  • Impactos sociais e econômicos da suspensão da pesca.
  • Ausência de políticas compensatórias como linhas de crédito e capacitação.
  • Vulnerabilidade das famílias que dependem da atividade.

Reações de parlamentares e especialistas

O deputado Wilson Santos destacou a necessidade urgente de análise das ADIs, reforçando que entre 7 e 8 mil pescadores aguardam auxílio e que órgãos como MPF, Ibama e Ministérios da Pesca e Meio Ambiente se posicionaram contra a lei.

[Continua depois da Publicidade]

O deputado Valdir Barranco (PT) comentou que a legislação carece de justificativa ambiental e que motivação política prejudica famílias há dois anos, principalmente na Baixada Cuiabana.

A advogada Nilma Silva Santos, da ASP/MT, acrescentou que pareceres técnicos apontam inconsistências da lei e que 16 mil famílias aguardam medidas de suporte.

Bruna Pinheiro, do Formad, reforçou a ausência de base técnica e científica para a restrição das espécies, reforçando o consenso sobre a inconstitucionalidade da norma.

Dificuldades cotidianas

Representantes das colônias e especialistas apontaram:

  • Demora na liberação de benefícios e sobrecarga das colônias.
  • Impactos econômicos e sociais graves, incluindo fome e falta de acesso a recursos básicos.
  • Necessidade de suspensão da lei para garantir a sobrevivência e dignidade dos pescadores.

O professor e ictiólogo Francisco de Arruda Machado destacou que a legislação afeta espécies de maior valor agregado, sendo socialmente injusta. O pescador Fernando Francisco de Lima reforçou que muitas famílias vivem sem seguro-defeso e alternativas de renda, pedindo respeito e atenção das autoridades.

Comente sua opinião sobre como a Lei da Pesca tem impactado as comunidades ribeirinhas!

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]