Rio de Janeiro cria semana para proteger animais no trânsito

O estado do Rio de Janeiro instituiu a Semana Estadual Eu Freio para os Animais, com foco na conscientização de motoristas para evitar acidentes. A iniciativa será celebrada anualmente na semana de 4 de outubro, em referência ao Dia Mundial dos Animais.

O governo do estado do Rio de Janeiro oficializou a criação da Semana Estadual Eu Freio para os Animais, iniciativa voltada à conscientização sobre a proteção de animais no trânsito.

O objetivo principal da ação é alertar motoristas para a importância de dirigir com mais atenção e reduzir a velocidade ao identificar a presença de animais em vias urbanas e rodovias, diminuindo o risco de atropelamentos.

A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (23) e passa a integrar o calendário oficial do estado.

A semana será celebrada anualmente no período que inclui o dia 4 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial dos Animais.

Segundo o texto da iniciativa, serão realizadas ações educativas e blitzes de orientação, com foco na conscientização da população sobre o respeito e a proteção aos animais, incluindo aqueles em situação de abandono, tanto domésticos quanto silvestres, que circulam por áreas urbanas e estradas.

A proposta busca reforçar a responsabilidade dos condutores e incentivar práticas mais seguras no trânsito, contribuindo diretamente para a preservação da vida animal.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.