Governo firma R$ 110 milhões em convênios no norte de MT

Parcerias assinadas entre o Governo de Mato Grosso e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia vão viabilizar obras de infraestrutura e educação.

O Governo de Mato Grosso confirmou, nesta quarta-feira (24), a assinatura de 28 convênios com municípios das regiões do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia, totalizando R$ 110 milhões em investimentos voltados para obras de infraestrutura urbana e educação. Os acordos foram formalizados durante reunião entre prefeitos da região e o governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Segundo o governador, a iniciativa busca ampliar a parceria entre Estado e municípios e reduzir entraves burocráticos para acelerar a execução dos investimentos. De acordo com o Governo, os recursos serão destinados diretamente às demandas apresentadas pelas administrações municipais.

Durante o encontro, o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, destacou que o modelo de cooperação facilita o planejamento das obras e permite maior acompanhamento por parte das prefeituras. O município assinou convênios exclusivamente para a área da educação, somando R$ 10,8 milhões, destinados à ampliação de salas de aula em escolas municipais e à construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia.

Já o município de Carlinda firmou acordos que totalizam R$ 15,5 milhões, contemplando obras de pavimentação em estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, além da construção de uma piscina semiolímpica na Escola Municipal Manoel Bandeiras. O prefeito Pastor Fernando afirmou que a articulação entre Estado e municípios contribui para direcionar investimentos às necessidades locais.

Investimentos contemplam diversos municípios da região

Conforme divulgado pelo Governo, Alta Floresta receberá R$ 4,4 milhões para melhorias na infraestrutura urbana. Em Itaúba, os investimentos somam R$ 7,3 milhões para obras de pavimentação e construção de arquibancada. Matupá contará com R$ 14,4 milhões destinados à reforma geral e construção de uma nova escola estadual.

Nova Bandeirantes terá recursos para construção de uma quadra esportiva e pavimentação urbana, totalizando R$ 4,7 milhões. Nova Canaã do Norte receberá R$ 4,9 milhões para melhorias urbanas, enquanto Nova Guarita contará com R$ 2 milhões para obras de asfalto. Em Nova Santa Helena, serão investidos R$ 3,2 milhões em iluminação pública e construção de um pórtico.

Também foram firmados convênios com os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia. O Governo informou que os investimentos integram a estratégia de fortalecimento da infraestrutura e dos serviços públicos nos municípios do norte de Mato Grosso.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.