Carteiro agredido por policial federal será indenizado em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Carteiro agredido por policial federal será indenizado em Mato Grosso
Carteiro agredido por policial federal será indenizado em Mato Grosso

Um policial federal foi condenado pelo juiz Yale Sabo Mendes, da 7ª Vara Cível de Cuiabá-Mato Grosso, a pagar uma indenização de R$ 15 mil por danos morais a um carteiro, após uma agressão ocorrida durante a entrega de uma encomenda em 22 de junho de 2021.

De acordo com os autos, o incidente ocorreu quando o carteiro entregou um pacote na residência do policial, que recebeu e assinou a Lista de Objetos Entregue ao Carteiro (LOEC). O policial, no entanto, ficou irritado, alegando que a encomenda estava errada. Ele começou a insultar o carteiro de forma descontrolada e com a voz elevada. Em resposta à sugestão do carteiro de que procurasse seus direitos, o policial atacou-o pelas costas, aplicando um “mata-leão”.

A defesa do carteiro, conduzida pelo advogado Alexandre Aragão, apresentou provas, incluindo vídeos e reportagens da época. Em sua contestação, o policial admitiu que houve uma divergência sobre a encomenda, mas negou a agressão.

O juiz Yale Sabo Mendes ressaltou que o policial confirmou a divergência e que as provas apresentadas, como as filmagens, corroboraram os fatos.

“Vivemos em uma sociedade que valoriza certas formas de expressão, mas comportamentos que constrangem ou desrespeitam a função social dos outros são inaceitáveis e não devem ser incentivados. É crucial respeitar a individualidade e os direitos de cada um”, declarou o juiz ao reconhecer o excesso do policial.

Além da indenização de R$ 15 mil, que será acrescida de juros de 1% ao mês desde o incidente e correção monetária (INPC) a partir da decisão judicial, o policial também arcará com as custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 20% do valor da condenação.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).