A comissão julgadora do Prêmio MPT na Escola em Mato Grosso finalizou a avaliação dos trabalhos vencedores da etapa estadual do concurso. Foram selecionadas as melhores produções artístico-culturais de quatro categorias (conto, desenho, música e poesia). Os primeiros lugares de cada uma se classificaram automaticamente para a fase nacional do prêmio, que reúne os trabalhos vencedores de outros estados do país.
O prêmio é dividido em dois grupos. O primeiro conta com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, sendo as produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental, aborda a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.
Em Sorriso, o projeto foi trabalhado com alunos dos 4º e 5º anos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso e da Escola Municipal São Domingos. O Município teve um desenho e uma poesia classificados para a etapa estadual, com a conquista da aluna Emilly Fernanda Magalhães Costa, da Escola São Domingos, da 2ª colocação na categoria desenho. Amanhã, às 7h30, no gabinete do prefeito, serão entregues as medalhas aos alunos participantes.
O projeto
Há anos o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores e pais para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais de permissibilidade e naturalização.
A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O “MPT na Escola” visa incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.
Veja aqui a lista dos vencedores:
GRUPO 1
CONTO
1º Sthéfany Dal Santo / Santa Rita do Trivelato
2º Maria Clara Roskoski / Diamantino
3º Davi Henrique da Silva Matiello Araújo / Lucas do Rio Verde
DESENHO
1º Alice Coutinho da Cruz / Diamantino
2º Empate: Ana Vitoria Castro Silva / Araguaiana e Emilly Fernanda Magalhães Costa / Sorriso
POESIA
1º Kaick Figueiredo Alves / Lucas do Rio Verde
2º Marcos Olivie Redher Alves / Cuiabá
3º Mel Ledur Hortêncio Silva / Nova Mutum
MÚSICA
1º Ana Carolina da Silva Santos / Araguaiana
2º Ana Julia Carvalho de Magalhães / Nova Mutum
3º Ana Suri Lemes Ribeiro / Cuiabá
GRUPO 2
CONTO
1º Maria Eduarda Silva Alves e Otávio Cassuba Hoepers / Santa Rita do Trivelato
2º Rhianny Lemes de Jesus / Chapada dos Guimarães
DESENHO
1º Maria Eduarda Linda Ramos de Oliveira / Chapada dos Guimarães
2º Maria Eduarda Lima de Almeida e Luana Dal Salto / Santa Rita do Trivelato
3ºGuilherme de Oliveira Silva / Nova Mutum
POESIA
1º Danielle Cella / Nova Mutum
2º Bruna Ferron Pavan e Isabelli Freitag / Santa Rita do Trivelato
3º Maria Eduarda Linda Ramos de Oliveira / Chapada dos Guimarães
MÚSICA
1º Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro / Nova Mutum