A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde inicia amanhã (18) a vacinação de mais uma faixa etária de idosos contra a covid-19. Serão imunizados idosos com 81 e 82 anos de idade. Nesta quarta-feira, idosos com 83 anos acima receberam a primeira dose da Coronavac. Este grupo deveria ter sido vacinado semana passada.
Desde meados de fevereiro, a secretaria passou a imunizar idosos. São aplicadas duas doses, com um intervalo de 4 semanas entre elas. Por este motivo, a Secretaria de Saúde alerta sobre o retorno.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, todos os idosos com idade acima de 83 anos que ainda não foram vacinados devem procurar o departamento. Ali será possível agendar a vacinação. Além disso, idosos acamados ou com problemas de locomoção serão vacinados em casa, mediante o agendamento.
“Devem estar entrando em contato pra gente realizar o agendamento pra fazer a vacina”, orientou a coordenadora. O agendamento deverá ser feito com a Vigilância pelo telefone (65) 3548-2502. “É necessário agendamento devido a abertura do frasco de vacina. A gente não consegue abrir todo dia frasco pra vacina. São várias doses em um frasco só, a validade é curta, por isso temos que fazer a programação”, acrescenta.
Segunda dose
A coordenadora alerta os familiares dos idosos sobre a segunda dose, que deve ser aplicada em um prazo de 4 semanas. Cláudia Engelmann observa que a data da segunda dose é marcada na carteirinha de vacinação. “Colocamos a data pra família se atentar e o número do telefone pra ligar e confirmar o horário”.
Ainda conforme a coordenadora, a segunda dose da vacina contra covid-19 está garantida a todos que receberem a primeira dose.
“Fica também o reforço pra aqueles que estão com a segunda dose atrasada. Precisa estar entrando em contato com a Vigilância, vir fazer a segunda dose, pois está imunizado somente quando recebe a segunda dose”, alerta.
Para a faixa etária de 81 e 82 anos, público que começa a ser vacinado amanhã, foram destinadas 81 doses de vacina, segundo estimativa do Ministério da Saúde. Contudo, a quantidade destinada é subestimada. O Governo Federal encaminha a remessa de imunizantes com base em dados do IBGE. “Vem menos dose do que a população real. A gente precisa garantir que todos sejam vacinados pra depois passar para a próxima faixa etária”, concluiu.
A vacinação será das 7h30 às 10h30, na Vigilância em Saúde, localizada na Rua Corbélia, nº 1.819 S, bairro Jardim das Palmeiras (rua atrás do antigo Fórum). É necessário apresentar CPF e carteira vacinal.