Com expectativa de maior oferta, preços da soja recuam no Brasil e nos Estados Unidos

Fonte: CenarioMT

Foto: Rodrigo Leal/Appa

Os preços da soja registraram queda tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos na última semana. Segundo pesquisadores do Cepea, o principal fator para essa desvalorização é o clima favorável ao desenvolvimento das lavouras de soja na América do Sul, o que reforça as projeções de uma safra mundial recorde.

Além disso, a demanda pela soja brasileira tem sido menor, tanto no mercado interno, com redução nas aquisições pelas indústrias esmagadoras, quanto no mercado externo, devido à menor procura dos importadores. De acordo com o Cepea, grande parte dos consumidores brasileiros já concluiu suas compras para 2024, o que limita o ritmo de negociações no mercado.

[Continua depois da Publicidade]

Por outro lado, os produtores brasileiros também demonstram pouco interesse em realizar vendas com entregas a curto prazo. O foco desses agentes tem sido direcionado para as atividades de campo, especialmente durante este período de avanço do ciclo da safra.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .