O último dia do Show Safra 2023 foi marcado por entregas de homenagens, discussões técnicas sobre a cultura da soja, final de campeonato de games e muitas negociações. A sexta-feira (24.03), também contou com recorde de público, em especial famílias, que visitaram a feira e participaram de toda programação.
“Encerramos com chave de ouro. Feira lotada de famílias, clube da terceira idade também presente, muitos produtores, famílias caminhando juntas pela feira e muitos negócios realizados. Sensação de dever cumprido e estamos muito felizes enquanto organização”, disparou o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli.
No auditório principal a qualidade de sementes de soja foi o destaque das palestras do dia. Pesquisadores apresentaram os resultados dos experimentos e suas percepções. Durante toda a semana, foram abordadas diversas temáticas da cultura do milho, algodão e da oleaginosa.
“Toda essa construção, a gama de informações, serve de suporte aí para o agricultor, pro agrônomo, tomador de decisões, com esse conjunto de informações, então ele consegue levar para dentro da fazenda algumas ideias, algumas possibilidades de melhorias no manejo, que pretendem alavancar a produtividade do agricultor, então sabemos que isso é muito importante para nossa região e para Mato Grosso”, ressaltou o Diretor de pesquisas da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow.
No espaço Show Safra Connect, as startups apresentaram suas soluções inovadoras aos produtores rurais e as tecnologias de implementos agrícolas. A programação foi encerrada com a grande final do game CS GO.
“Somente em nosso radar, existem cerca de 2.400 StartUps. Dentro desse universo é difícil encontrar a ideal para a realidade de cada produtor e essas escolhas tendem a ficar muito complexas. Por isso, entender como avaliar as soluções é fundamental para evitar erros e conseguir resultados rapidamente. O pavilhão foi palco para essas demonstrações e assim apresentar aos públicos novas possibilidades de soluções”, destacou o Diretor Executivo do Agrihub, Otávio Celidônio.
Uma das novidades da 10ª edição da feira, o Show Safra Pecuária atraiu dezenas de pecuaristas que fizeram negócios e visitantes que levaram as crianças para ver de perto os animais de cortes que estão expostos. No local também foram realizados um leilão e palestras técnicas durante a feira.
“A chancela do Show Safra é muito forte e a satisfação de todos os expositores da pecuária com os resultados, além de suas expectativas, é surpreendente. Sem contar as inúmeras famílias e crianças, escolas visitando, vendo trabalho que fazemos em campo, sem dúvida só nos motiva para que no próximo ano o Show Safra Pecuária esteja ainda maior, com mais novidades abrilhantando a feira que é um grande evento no Estado”, pontuou o organizador do espaço Faber Monteiro.
No espaço pecuário, o entusiasta da raça nelore em Mato Grosso, o pecuarista Olímpio Risso de Brito, foi homenageado com o Troféu do Boi de 2023, que é um reconhecimento ao trabalho desempenhado no setor.
“Eu vejo em Lucas do Rio Verde pessoas inovadoras, protagonistas de mudanças, e pelo que pude acompanhar nesses dias de evento, o Show Safra vem crescendo e se tornando uma grandiosa feira. Só a gente que vem de fora, de outros parâmetros, que consegue enxergar, eu ando muito em outros eventos, mas o Show Safra tem uma pujança enorme. E o meu convite fica, para que a feita também entre na qualidade da carne, nós temos que mudar a pecuária do Brasil e através de férias como essa conseguimos mudar, porque aqui mais uma vez vocês irão fazer história no modelo da carne, do nelore do Brasil, muito obrigada por essa homenagem”, discursou Olímpio.