O Show Safra termina nesta sexta-feira (24). O evento, produzido pela Fundação Rio Verde reúne tecnologia em máquinas e insumos para a atividade agrícola. Mas também é possível encontrar entre os estandes ações solidárias, que colaboram para a manutenção de instituições que atendem pessoas em condição de vulnerabilidade.
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde abriu um pequeno espaço para que entidades e pequenos produtores rurais consigam visibilidade e expor suas produções. Uma das entidades é a Comunidade Terapêutica Portal da Sobriedade, que atende pessoas que lutam contra dependência química.
No estande da entidade é possível encontrar queijos, bolachas, pães caseiros e salgados. Todo o material exposto é produzido pelas pessoas atendidas na sede da entidade. E todos têm selo de origem.
David Campos, que atua como conselheiro terapêutico da associação, elogiou a iniciativa da Prefeitura em ceder o espaço para apresentar o que é produzido diariamente na sede do Portal da Sobriedade. “A gente produz para que possamos ser autossustentável”, pontuou.
Auxílio
Além do ganho financeiro, o envolvimento das pessoas atendidas na produção de salgados, pães, bolachas e queijo ajuda no processo de recuperação. David explica que ajuda no processo de ‘pertencer’.
“Algo como ‘eu me sinto útil para fazer alguma coisa’. Então a primeira coisa que eles recuperam lá dentro é a dignidade. Eles participam, criam, fazem a confecção desses produtos pra que eles se sintam melhor valorizados”, explica.
Atualmente a Comunidade Terapêutica atende 20 pessoas. Porém, a entidade tem capacidade de atendimento de até 30 pessoas. No entanto, alguns cômodos estão passando por reforma.
Apoio
David convida as pessoas a visitarem o estande que abriga a Comunidade Terapêutica e adquirir os produtos expostos. O Show Safra tem seu último dia nesta sexta-feira.
“Além de conhecer nossos produtos, conhecer também nossos trabalhos e nos apoiar”.
Contudo, a entidade realiza exposição de seus produtos também aos domingos na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Pioneiro. Ela inicia às 8h30. A variedade de produtos permite que as pessoas possam colaborar com as atividades da Associação Terapêutica Portal da Sobriedade.