Você pode ter diabetes: 5 sintomas que alertam sobre a doença

Fonte: CENÁRIOMT

Você pode ter diabetes: 5 sintomas que alertam sobre a doença
Você pode ter diabetes: 5 sintomas que alertam sobre a doença FOTO:PIXABAY

O diabetes é uma doença que nos estágios iniciais não produz sintomas importantes. Mas quanto mais cedo for reconhecido, melhor pode ser combatido e, em alguns estágios, pode até ser revertido. Ela é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Os sintomas mais conhecidos são sede excessiva e aumento do apetite. Mas existem outras manifestações que podem estar alertando para um problema, que detalhamos a seguir:

Prurido ou coceira pode ser sinal de diabetes

Irritação ou coceira na pele é bastante comum entre pessoas com diabetes. A intensidade desse sintoma vai depender de cada caso.

Isso geralmente resulta de danos às fibras nervosas nas camadas mais externas da pele devido à alta presença de glicose.

Infecções bacterianas 

Alterações no sistema imunológico aumentam as chances dessas infecções. Além disso, o alto nível de açúcar no sangue e nos tecidos produz o ambiente ideal para o crescimento de microorganismos.

Eles tendem a ser mais frequentes no trato urinário, genitais (especialmente mulheres), pele ou na boca

Problemas de pele

Além de infecções e coceira, pode ocorrer dermatite ou caspa seborreica no couro cabeludo. Caracteriza-se por gerar escamas amareladas ou brancas e também pode afetar o rosto e o tronco. 

Condições como acantose nigricans também foram relatadas em pacientes com diabetes. Esse distúrbio geralmente escurece e engrossa a pele ao redor das articulações, como pescoço, juntas, axilas, cotovelos e joelhos. 

Problemas de visão

O olho diabético é o nome usado para descrever o grupo de problemas que podem afetar o globo ocular. Catarata, retinopatia, edema macular, glaucoma , são algumas das condições que podem ocorrer. 

À medida que a doença progride, os danos oculares podem levar à cegueira parcial ou total. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.