Macaco-prego é atacado por cães e fica gravemente ferido em Sinop

Animal sofreu politraumatismo e pode ter o braço amputado. Ele está sedado e recebe cuidados no Hospital Veterinário da UFMT.

Fonte: Kessillen Lopes, G1 MT

Foto: Divulgação

Um macaco-prego foi atacado por cachorros ao se perder do bando na comunidade Brígida, em Sinop, região norte do estado, nessa quinta-feira (17). O animal teve fraturas múltiplas e está gravemente ferido.

Uma equipe de proteção animal e voluntários da Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS) fizeram o resgate e os primeiros socorros. Já na manhã desta sexta-feira (18), o macaco foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.

[Continua depois da Publicidade]

“Ele chegou sedado, então já aproveitamos para fazer exames de imagem e coletar amostras de sangue e urina. É um animal com comprometimento pélvico e com uma fratura no braço”, explicou a veterinária Elaine Dione, responsável pelo setor de atendimento de animais silvestres do hospital.

A equipe veterinária informou ainda que está aguardando o término da sedação para fazer uma avaliação mais profunda do caso clínico dele.

“Temos que avaliar como proceder no caso, pois essa é uma fratura que pode resultar na amputação do membro. Também vamos fazer um exame neurológico mais apurado para ver se houve dano cerebral, mas, diante do politraumatismo que ele sofreu, o quadro é estável”, disse.

 

[Continua depois da Publicidade]

Por enquanto, a equipe dá o suporte necessário para que o animal se recupere da anestesia.

Macaco-prego

 

A espécie costuma formar grupos de 8 a 16 indivíduos e, mesmo quando se distanciam uns dos outros para se alimentar, mantém contato vocal, utilizando-se de grande variação de manifestações sonoras. No entanto, devido ao ataque, o animal resgatado em Sinop não conseguiu se juntar ao grupo novamente.

Os macacos-prego são considerados um dos primata mais inteligente das Américas. Eles têm diversas habilidades manuais, tanto que podem fazer uso de “ferramentas” para acessar o que deseja.

Bate, por exemplo, castanhas e frutos duros em troncos ou rochas, e retira insetos de pequenos orifícios usando gravetos. Além disso, sabe se virar em pomares ou mesmo em monoculturas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]