Audiência será momento para buscar esclarecimentos sobre aplicação de recursos para combate a covid-19

Fonte: Celso Nery/Cenário MT

Welligton Souto secretário de planejamento
Secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, observa que audiência pública é momento de tirar dúvidas sobre aplicação de recursos Foto: Cenário MT

O cidadão luverdense poderá acompanhar como foi a aplicação de recursos públicos nos últimos 4 meses de 2020, inclusive os recursos destinados ao combate da covid-19. Logo mais, às 17 horas, será realizada audiência pública pela Secretaria de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde. O encontro será no plenário da Câmara Municipal.

O encontro atende a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRV) sobre a prestação de contas da aplicação de recursos públicos.

Durante o encontro serão apresentados dados sobre receitas e gastos do Poder Executivo, Poder Legislativo e das autarquias Saae e Previlucas.

Esses encontros acontecem a cada quatro meses e têm como objetivo dar transparência ao uso dos recursos públicos. Em cada audiência são apresentadas informações sobre o que foi arrecadado e como foram investidos os recursos públicos.

Por causa da pandemia de covid-19 houve liberação específica de recursos para o combate. Por isso é possível obter informações sobre a aplicação da verba liberada pelos governos federal e estadual.

“É uma oportunidade de tirar dúvidas. Provavelmente teremos secretários presente e às vezes a pessoa duvida ou questiona a utilização do recurso e a população tem direito de questionar”, observou o secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Por outro lado, Souto lembra que existem canais e ferramentas nos sites da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e do Tribunal de Contas do Estado. Nestes portais estão disponíveis informações a respeito da liberação e aplicação de recursos.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.