Durante quatro dias Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, foi palco da 6ª edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para Viticultura e Fruticultura -. O evento, realizado a cada dois anos no Vale dos Vinhedos, mais uma vez foi palco de apresentação de novidades tecnológicas para o campo e superou as expectativas. Foram mais de 12 mil pessoas que passaram pela feira com estimativa de R$ 4 milhões de reais em negócios, efetivados e prospectados.
A realização é do Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG). Para o presidente da entidade, Elson Schneider, o “produtor precisa cada vez mais desse suporte e apoio. E as tecnologias foram mostradas na feira para desenvolver o meio rural e estar ao lado do agricultor”, destacou.
Foram mais de 100 expositores, com máquinas, equipamentos e o que de principal está no mercado para ser utilizado nas propriedades.
O Governo do Estado, apoiador da Tecnovitis, esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti. Além de visitar os expositores, participou da cerimônia de abertura e enalteceu a “inovação, tecnologia e novas práticas. O que tem de melhor no mundo nós estamos vendo aqui”.
Já o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, afirmou que “nas adversidades climáticas e cenário desafiador nada melhor que agregar valor aos nossos produtos. Com apoio da assistência rural a viticultura se espalha por todo o Estado”, disse.
A Tecnovitis contou com seminários envolvendo profissionais ligados à agricultura, produtores em geral e e estudantes.
Diversas caravanas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, bem como visitantes de outros Estados, estiveram na feira.
“A gente busca conhecimento para levar para nossa propriedade. Para agregar valor ao nosso produto lá também”, comentou Ademar Szefer, vitivinicultor de São Valentim, no norte gaúcho.
Uma das novidades da feira foi o recém lançado caminhão que auxilia no processo de envase para pequenas e médias vinícolas. Depois de participar e ser selecionada em edital, a estrutura é administrada pela Associação das Vinícolas Familiares de Bento Gonçalves (Enovinho).
De acordo com Alceu Speranza, um dos produtores, “primeiramente o vinho tem que estar pronto, tem todo o serviço de envase, filtragem, envasamento, enrolhamento, tampas de rosca, capsulagem e rotulagem, o que tem de melhor no momento”, destacou.
A Tecnovitis contou com o patrocínio de Sicredi Serrana (Diamante), Senar-RS (Ouro), Suvalan e Tecnovin (Bronze). Foram apoiadores o IFRS, Embrapa Uva e Vinho, Emater/Ascar-RS, Sebrae, Sistema Farsul, Fetag-RS, Comunidade 8 da Graciema, Complexo Turístico Villa Michelon, Banco do Brasil, Consulado Geral da Itália de Porto Alegre, Prefeitura de Bento Gonçalves, Fecovinho RS, Aviga, Sindivinho RS, Sindivinho MG, SEGH, Aprovale, Prefeitura de Monte Belo do Sul, Prefeitura de Garibaldi, Prefeitura de Pinto Bandeira, Bento e Região Convention e Visitors Bureau, Circolo Trentino, Uvibra, Consevitis-RS – Termo de Colaboração Nº 4837/2022, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Governo Federal.
A próxima edição está prevista para dezembro de 2027.




















