O Hospital Metropolitano de Várzea Grande, Mato Grosso, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), está realizando seu 12º mutirão de 2025 neste sábado (29), com um total de 29 cirurgias gerais gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é dar celeridade aos atendimentos e reduzir a fila de espera.
Neste mutirão, estão sendo realizados procedimentos como colecistectomia (retirada de vesícula), hernioplastia (cirurgia de hérnia) inguinal e umbilical, fechamento de enterostomia e cirurgia de hemorroida. Com a ação de hoje, a unidade atinge a marca de 296 cirurgias-gerais realizadas em mutirões neste ano.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, avaliou que os mutirões têm sido fundamentais para proporcionar atendimento rápido e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O secretário adjunto Oberdan Ferreira Coutinho Lira destacou a eficiência da estratégia, que otimiza o uso das cinco salas cirúrgicas simultaneamente com equipes preparadas.
A diretora do hospital, Cristiane de Oliveira, informou que este mutirão atende pacientes de 14 municípios diferentes de Mato Grosso, agendados via Sistema de Regulação. Todos os usuários passaram por consultas e exames pré-operatórios para garantir a segurança dos procedimentos. A ação conta com uma equipe robusta, incluindo cirurgiões, anestesistas e técnicos de enfermagem. Os pacientes do interior contam com apoio logístico das prefeituras para transporte e hospedagem.



















