Investimentos internacionais vão ampliar áreas de recuperação ambiental em Mato Grosso

O programa Todos Pelo Araguaia recebeu sinalizações de aportes financeiros para restaurar mais de três mil hectares de áreas degradadas no estado.

Fonte: CenárioMT

Investimentos internacionais vão ampliar áreas de recuperação ambiental em Mato Grosso
Investimentos internacionais vão ampliar áreas de recuperação ambiental em Mato Grosso - Foto: Sema

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), garantiu em Londres a perspectiva de novos investimentos da ONG Pró Natura Internacional para a recuperação de três mil hectares no âmbito do programa “Todos pelo Araguaia”. A articulação ocorreu durante a Semana de Ação Climática – London Climate Action Week (LCAW), encerrada em 25 de junho.

Segundo a secretária Mauren Lazzaretti, o programa destacou-se por sua governança pública estruturada, transparência e qualidade técnica, atraindo o interesse de diversos investidores. A inclusão do carbono gerado pela restauração na estratégia do programa é um diferencial importante, especialmente diante da demanda global por recursos voltados à sustentabilidade.

[Continua depois da Publicidade]

Em junho, a Sema já havia firmado acordo com o banco alemão KFW para restaurar 420 hectares dentro do programa, com a contratação de instituições para executar as ações de recuperação.

A senadora Margareth Buzetti, que integrou a comitiva do estado em Londres, ressaltou o reconhecimento internacional do potencial do programa tanto pela escala quanto pelos impactos ambientais e sociais esperados. Ela destacou ainda a próxima participação de Mato Grosso na Rio Climate Action Week, no Rio de Janeiro, como oportunidade para fortalecer parcerias e ampliar a visibilidade do estado no mercado global de sustentabilidade.

[Continua depois da Publicidade]

O programa “Todos pelo Araguaia” atua em 12 municípios do estado, focando na revitalização da Bacia do Alto Araguaia por meio da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), conservação do solo e incentivo a práticas agropecuárias sustentáveis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]