Sistema Fiemt orienta sobre funcionamento das indústrias no Carnaval

Fonte: Assessoria

Suspensão é retroativa, permitindo a solicitação de devolução de valores pagos indevidamente. (Foto: Ramires Tormes)

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) esclarece que, embora o Carnaval seja uma celebração popular no Brasil, ele não é considerado feriado nacional. Dessa forma, as indústrias de Mato Grosso podem manter suas atividades normalmente, desde que observem as regras estabelecidas em convenções coletivas.

Empresas que optarem por conceder folga aos colaboradores por liberalidade podem adotar mecanismos de compensação, como o banco de horas, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) ou em acordos individuais.

[Continua depois da Publicidade]

Vale ressaltar que o Carnaval é ponto facultativo somente para alguns órgãos públicos. No setor privado, trata-se de um dia útil regular, com exceção do setor bancário, que não terá expediente nos dias 3 e 4 de março. Além disso, decretos municipais podem determinar a suspensão das atividades em algumas localidades, por isso, recomenda-se a consulta à prefeitura de seu município.

As unidades do Sistema Fiemt estarão abertas durante o período, com exceção do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .