A Polícia Militar de Mato Grosso, através do Grupo de Apoio (GAP) do 28º Batalhão, desarticulou na noite desta segunda-feira (04.11) uma rinha de galos em uma residência no bairro Jardim Clementina, em Jaciara. Um homem de 29 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a animais e tráfico de drogas.
A ação policial foi desencadeada após denúncias anônimas que indicavam a prática de rinhas de galos no local. Ao chegarem à residência indicada, os policiais militares avistaram um homem em atitude suspeita, que ao perceber a presença da viatura, tentou fugir para o interior da casa.
Após a prisão do suspeito, os policiais realizaram buscas no imóvel e encontraram cerca de 10 galos confinados em gaiolas separadas, além de materiais utilizados em rinhas de galos, como esporas e cercados. No local, também foi encontrada uma porção de maconha, o que levou à autuação do homem por tráfico de drogas.
Maus-tratos aos animais
As rinhas de galos são consideradas crime ambiental e configuram maus-tratos aos animais. Os animais utilizados nessas práticas sofrem lesões graves e muitas vezes morrem durante as lutas. A prática também é considerada uma contravenção penal, sujeitando os responsáveis a penas de prisão e multa.
A Polícia Militar reforça a importância da denúncia para combater esse tipo de crime. A população pode contribuir com as investigações através do 190 ou do disque-denúncia.