Lucas do Rio Verde comemora 36 anos nesta segunda-feira (05)

Cidade mato-grossense celebra seu aniversário destacando conquistas no agronegócio e desenvolvimento humano, fruto do esforço dos colonizadores do sul do Brasil

Fonte: CenárioMT

240060650 4522903484428589 7776490356531141331 n

Nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, Lucas do Rio Verde comemora 36 anos de emancipação política e administrativa, reafirmando seu papel como uma das cidades mais prósperas do Médio Norte de Mato Grosso. Fundada em 1988, a cidade surgiu do sonho de migrantes do Sul do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que vieram em busca de novas oportunidades e encontraram nas férteis terras mato-grossenses um lar promissor.

A cidade, conhecida como a capital do agronegócio, tem na agricultura sua base econômica, sendo um importante polo de produção de soja, milho, algodão, suínos e aves. Foi em Lucas do Rio Verde que a prática da segunda safra de milho, ou safrinha, começou de forma pioneira, contribuindo significativamente para o avanço da produtividade agrícola no Brasil. A inovação e o uso de tecnologia de ponta no campo tornaram a cidade um exemplo de eficiência e sustentabilidade agrícola.

Além da agropecuária, Lucas do Rio Verde também se destaca pelo seu compromisso com a educação e o desenvolvimento humano. Desde o início dos anos 2000, o município vem figurando nas primeiras posições do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado de Mato Grosso, com avaliações positivas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Esse progresso é resultado de investimentos contínuos em infraestrutura, educação e saúde, que colocam Lucas do Rio Verde como um modelo de gestão pública eficiente.

O crescimento urbano e econômico de Lucas do Rio Verde é acompanhado por uma infraestrutura moderna, que atende as demandas de uma população em constante expansão. A cidade é dotada de uma ampla rede de serviços, comércio diversificado e um parque industrial em pleno desenvolvimento, que gera empregos e impulsiona a economia local.

À medida que celebra mais um ano de sua emancipação, Lucas do Rio Verde olha para o futuro com otimismo e determinação. O município continua a atrair novos investimentos e a buscar soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento sustentável. Com a força de sua gente e o legado de seus pioneiros, Lucas do Rio Verde se consolida como um exemplo de progresso e prosperidade no agronegócio brasileiro e na qualidade de vida de seus habitantes.

Em razão do período político, não realizou programação de comemoração de aniversário. O tradicional corte de bolo, por exemplo, não será realizado, tendo em vista que a legislação veda a distribuição gratuita de bens em período eleitoral.

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, que participou de compromissos no município na última semana, ressaltou a importância do município para o Estado. Pivetta, que administrou Lucas do Rio Verde em três ocasiões, disse que é satisfatório ter participado dessa trajetória do município. “É um exemplo de sociedade organizada, é um exemplo de que seu trabalho, o setor público, cuidar das suas obrigações e dedicar pra construção, dedicar essa força de trabalho pra edificar é possível. Lucas é a prova de que é possível fazer bastante com pouco, é possível chegar a ao pódio da qualidade de vida dos municípios mato-grossenses mesmo com poucos recursos”, disse. “E eu fico muito feliz em voltar aqui toda vez em poder testemunhar, presentear isso”, finalizou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.