Instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU – 27 de JUNHO é o Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa. A data é comemorada desde o ano de 2017 e tem por objetivo, reconhecer a importância econômica e social dos pequenos empreendimentos.
De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde, o município conta com mais de 10 mil empresas ativas, sendo que a metade delas é enquadrada como Micro e Pequenas Empresas.
“Hoje é um dia muito importante para a Acilve festejar essa data, que é o Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa. Em Lucas do Rio Verde, cerca de 50% das empresas aqui instaladas, são de pequeno e médio porte. Geralmente são empresas familiares. São as que mais geram empregos a nível de Brasil”, destacou o presidente da Acilve, o empresário Vilson Kirst.
Relatório da ONU indica que as micro e pequenas empresas serão responsáveis por gerar até 600 milhões de empregos até 2030, acompanhando assim, o ritmo do crescimento população mundial.
Nesse sentido os desafios são grandes, principalmente para se manter em atividade, acrescenta o presidente da Acilve.
“Realmente não é fácil instituir uma empresa e mantê-la em atividade. Embora nossa região (Médio Norte de Mato Grosso) oferece certas vantagens, tendo em vista o crescimento do agronegócio, vemos que em muitos lugares Brasil a fora, muitas empresas fecham depois de dois anos de atividade”.
“A Acilve tem como objetivo apoiar e dar suporte a essas empresas, buscando solução para superar os desafios. Esse é o papel da Associação Comercial em apoiar as empresas, fortalecer essas empresas, participar de datas comemorativas e campanhas para que elas consigam se manter em seus negócios”, finalizou o presidente da entidade.