Os anticoncepcionais aumentam o risco de câncer de mama? Um novo estudo revelou os riscos de desenvolver câncer de mama associados ao uso atual ou recente de anticoncepcionais hormonais em mulheres em idade fértil, com ênfase naqueles que contêm estrogênio e progestágeno, ou apenas este último.
“Ninguém quer ouvir que algo que está tomando aumentará o risco de câncer de mama“, observou a co-autora Gillian Reeves. Mas “o que estamos falando aqui é um aumento muito pequeno no risco absoluto”, acrescentou.
Para sua análise, os cientistas compararam as prescrições de anticoncepcionais hormonais registradas em uma unidade de cuidados primários do Reino Unido com quase 10.000 mulheres com menos de 50 anos com câncer de mama invasivo diagnosticado entre 1996 e 2017.
Afinal, os anticoncepcionais aumentam o risco de câncer de mama?
“Nossas descobertas sugerem que há um aumento relativo de cerca de 20% a 30% no risco de câncer de mama associado ao uso atual ou recente de contraceptivos orais combinados ou apenas com progestagênio”, concluíram os especialistas.
Posteriormente, os pesquisadores calcularam qual é a taxa de conversão exata em relação ao uso de contraceptivos e à probabilidade de desenvolver câncer de mama no futuro.
“As mulheres que tomaram contraceptivos hormonais durante um período de cinco anos, com idades entre 16 e 20 anos, tiveram oito casos de câncer de mama por 100.000 . Entre 35 e 39 anos, foram 265 casos por 100.000″, relataram.
Benefícios
- Reduz o risco de câncer de endométrio e ovário.
- Não há interrupção de preliminares ou relações sexuais.
- Sangramento reduzido e cólicas com períodos, reduzindo assim o risco de anemia.
- Menos períodos ou nenhum.
- Dor reduzida durante a ovulação.
- Eles podem reduzir a acne.
Desvantagens
- Eles podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama.
- Eles não protegem contra infecções sexualmente transmissíveis ou HIV.
- Eles podem ser menos eficazes quando tomados com certos medicamentos.
- Eles podem atrasar o retorno dos ciclos normais.
- Os comprimidos devem ser tomados todos os dias.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!