Quais são os sintomas da catarata? Esse problema surge quando a transparência natural do cristalino, uma estrutura dentro do globo ocular que funciona como uma lente, é perdida.
Dentro do olho, o cristalino refrata os raios de luz que chegam e permite a visão, mas para que funcione como uma espécie de espelho, deve ser transparente.
Embora inicialmente possa prejudicar a clareza da visão, esta doença progressiva pode eventualmente levar à perda total da visão.
A principal razão por trás da catarata é o envelhecimento, mas alguns pacientes podem sofrer de catarata congênita, desde o nascimento, ou casos secundários ocorrem devido a doenças como diabetes, uso de drogas (corticosteróides) ou trauma ocular.
Do National Eye Institute (dos Estados Unidos), detalham que as pessoas com algumas das situações anteriores correm maior risco de sofrer de catarata, mas também as que fumam, se passam muito tempo ao sol, se consumir muito álcool ou ter histórico familiar de catarata.
Quais são os sintomas?
Segundo a organização americana, algumas das alterações na visão que as pessoas com catarata podem notar são:
- Visão nublada ou embaçada.
- As cores parecem mais opacas.
- Visão ruim à noite.
- Lâmpadas, sol ou outras fontes de luz parecem muito brilhantes.
- Eles veem um halo ao redor das luzes.
- Vá em dobro.
- Você deve alterar regularmente sua receita oftalmológica.
Se este for o seu caso, a catarata pode ser operada, mas se você quiser evitá-la, a mesma organização recomenda que você pare de fumar, proteja os olhos do sol ou de possíveis lesões e coma alimentos que enriqueçam os olhos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!