Cultura retoma as aulas das Oficinas Culturais

Neste semestre, mais de 1.100 alunos participarão das 16 oficinas ofertadas

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cultura retoma as aulas das oficinas culturais
Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que as aulas das Oficinas Culturais começaram nesta segunda-feira (06). Para o primeiro semestre, foram matriculados mais de 1.100 alunos, que participarão de 16 oficinas culturais.

Cada aluno poderá fazer duas oficinas no dia, conforme a idade. São aulas de artes plásticas, ballet, bateria, canto coral, capoeira, dança contemporânea, danças urbanas (break e street dance), hip-hop, instrumentos de sopro (clarinete, saxofone e flauta doce), jazz, percussão, teatro, teclado, violão, violino e violoncelo.

As vagas remanescentes para crianças e adolescentes e as turmas voltadas aos adultos no período noturno, serão divulgadas em breve.

Em 2022, a Secretaria de Cultura e Turismo teve saldo positivo com mais de 11 mil atendimentos na sede, cerca de 921 pessoas sendo atendidas mensalmente. Conforme estabelecido pelo Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), o total de alunos atendidos pelas oficinas culturais subiu de 9,21% em 2021 para 32,49% no ano passado. 

De acordo com a secretária Luciana Bauer, a expectativa para 2023 é levar ainda mais atividades culturais para os bairros, que também serão oferecidas na Biblioteca Container, no Fujii, e nos Pontos de Cultura do Alvorada, Cerrado e Tessele Junior, que estão sendo reformados e serão entregues ainda este semestre para a população.

“Terminamos o ano passado com um número muito alto de participações nas oficinas culturais, o que aumenta a responsabilidade para este ano. O projeto é um dos mais valiosos da nossa secretaria, que, além de ser gratuito, permite que os jovens luverdenses se desenvolvam culturalmente na sua arte, tornando-se em futuros artistas. O nosso papel é fortalecer e dar oportunidade para que todos tenham acesso à cultura”, ressaltou Luciana.

As oficinas culturais foram implementadas no município em 2003 e são oferecidas gratuitamente em três turnos, para crianças, adolescentes e adultos, através da Secretaria de Cultura e Turismo. As aulas acontecem na sede da secretaria, na Avenida São Paulo, nº 363 E, bairro Cidade Nova e também nas escolas Cecília Meireles, Cora Coralina, Érico Veríssimo e Dom Bosco.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.