Como em 2018, a seleção brasileira se despede da Copa do Mundo de 2022 antes do esperado. A derrota para a Croácia marca a quinta eliminação consecutiva para uma seleção europeia, deixando em aberto o questionamento sobre a real situação do futebol brasileiro.
Após um monótono zero a zero no tempo normal, ocasionado pelo empenho tático dos croatas e pela falta de repertório dos brasileiros, coube a Neymar invadir a área, receber um belo passe de Paquetá, driblar o excelente Livakovic, e finalizar no alto para abrir as portas da semifinal ao Brasil, no primeiro tempo da prorrogação. Infelizmente, a Canarinho não teve a competência necessária para segurar o resultado nos quinze minutos finais, e acabou cedendo o empate ao adversário a cinco minutos do fim, depois de uma imperdoável falha coletiva, que envolveu perda da bola no campo de ataque, péssima recomposição defensiva, e uma pitada de azar na finalização de Petkovic.
Ainda assim, a seleção teria a oportunidade de conquistar a vaga nos pênaltis. E nesse momento, mais erros. Rodrygo ficou encarregado da primeira cobrança, e parou no goleiro croata, tendo o Brasil disponíveis para a abertura dos trabalhos jogadores experientes como Casemiro, Thiago Silva, Marquinhos ou Neymar. Esse último, que por sinal, nem precisou ir até a marca da cal. Na quarta cobrança, o Brasil já estava eliminado. Tite optou por deixar seu craque por último, e morreu na praia sem aproveitar o melhor batedor de pênalti do planeta.
A eliminação encerra a trajetória do técnico Tite na seleção, que apesar do ótimo aproveitamento, ficará marcado por duas eliminações precoces em Copa do Mundo. Nesta última, em especial, sai como principal responsável pelo fim do sonho do Hexacampeonato.
E agora faltam poucos jogos para sabermos quem vai levantar o troféu, entre França, Argentina, Croácia e o mais inusitado, Marrocos. Conforme vemos no site da Sportytrader, o segundo país favorito antes do começo da Copa do Mundo, passou então a ser o primeiro, a atual campeã França. O próprio site Sportytrader sugere usar o código promocional da Bet365 para apostar no Mundial e se precaver de mais alguma surpresa.