O chocolate é um dos alimentos mais deliciosos e sua popularidade mundial o torna a opção perfeita para uma sobremesa , para saciar um desejo ou para complementar um prato. Claro, qualquer hora é uma boa hora para comê-lo, embora a recomendação seja optar por aqueles com baixo teor de açúcar e ricos em cacau para cuidar da nossa saúde; No entanto, há algo que você deve saber e que afeta muitas pessoas ao aparecer como um simples capricho .
Embora os desejos sejam comuns e normais, quando são muito frequentes podem alertar-nos para o nosso estado de saúde, como é o caso do chocolate e é que aquelas pessoas que sentem constantemente o desejo de que comer este alimento possa ser uma forma de substituir alguns nutrientes que o corpo precisa e está clamando. Daí a importância de ter uma alimentação correta e rica em vários grupos de alimentos , já que deficiências nutricionais podem causar sérios problemas.
O que significa ter um desejo por chocolate?
A sensação começa no paladar com um desejo inexplicável de colocar um pedaço de chocolate na boca , além do fato de que a ação permanece presente no pensamento e após a realização desse desejo, o desconforto parece ter chegado ao fim; Quando se trata de um desejo ocasional, não é um sinal de alerta, mas quando ocorre todos os dias, é preciso ficar atento e procurar atendimento médico para receber um diagnóstico personalizado.
E é que os especialistas explicam que esse desejo insaciável de comer esse alimento delicioso está associado a uma deficiência de vitamina B , além de magnésio e ácidos graxos , de modo que mudanças na dieta diária podem mostrar uma enorme melhora e também representar um caminho mais saudável para comer. É claro que o aconselhamento médico é essencial para poder cobrir as necessidades nutricionais da maneira correta.
Pessoas com deficiência de vitamina B , especialmente B12, podem desenvolver anemia ; enquanto outros tipos podem afetar o bom funcionamento dos músculos, danos à pele, unhas e cabelos, além de uma desregulação dos glóbulos vermelhos, para apontar alguns casos.
Por outro lado, o magnésio é responsável por pelo menos 300 reações bioquímicas no organismo e não ter as quantidades necessárias desse mineral pode causar problemas no coração , nos ossos e até um desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue. . Quanto à baixa ingestão de ácidos graxos , o corpo pode apresentar pele áspera e escamosa e, em alguns casos, erupção cutânea, vermelhidão, inchaço e coceira.
Então você pode substituir seu desejo por chocolate
Como você já deve ter notado, as consequências de uma deficiência de vitaminas, minerais e outros nutrientes podem causar problemas na sua saúde e por isso é preciso suprir as necessidades do corpo o quanto antes. Nossa recomendação é consultar um profissional de saúde que irá orientá-lo de acordo com o seu caso, principalmente se você já possui outras doenças importantes que devem ser consideradas.
Apesar disso, há uma longa e variada lista de alimentos vegetais e animais que você pode consumir em sua dieta diária e que também pode se tornar o substituto mais saudável para um pedaço de chocolate . Destacam-se entre eles:
- Vitamina B: nozes, legumes, vísceras, ovos, peixes e laticínios.
- Magnésio: bananas, damascos, abacates, amêndoas e castanhas de caju, ervilhas e leguminosas, além de grãos integrais.
- Ácidos graxos: peixes e mariscos, além de linhaça, chia e nozes pretas, ovos, iogurte, sucos, leite e bebidas à base de soja.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!