Como fazer uma pausa nas redes sociais? Tentar controlar o estresse , tentar dormir bem, comer de forma equilibrada e praticar exercícios regularmente são quatro hábitos de vida saudáveis que são recomendados para reduzir a ansiedade e os sintomas depressivos e melhorar o bem-estar emocional.
Um estudo da Universidade Britânica de Bath mostrou cientificamente que existe outra que também pode ser de grande ajuda: deixar de usar as redes sociais por uma semana .
Leia também: Plantas que reduzem o estresse
Apenas fazer uma pausa de 7 dias no TikTok, Instagram, Twitter ou Facebook pode ter efeitos positivos na saúde mental. E é que, como os pesquisadores mostraram, para alguns dos participantes do estudo, isso significava liberar pelo menos 9 horas por semana que, de outra forma, dedicavam exclusivamente às redes.
VÍCIO EM REDES SOCIAIS
Nos últimos 15 anos , as redes sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos. 29 milhões de espanhóis já usam ativamente as redes sociais e passam quase 2 horas por dia conectados a elas.
De acordo com o ‘Estudo sobre o uso de redes sociais na Espanha’ da The Social Media Family , a rede social que mais viu sua comunidade crescer foi o Instagram : de 7,4 milhões de contas em 2015 para mais de 20 milhões hoje.
Estima-se que entre 5% e 25% dos internautas sofram de vício em redes sociais . Em geral, o abuso no uso das redes sociais ocorre em mulheres e, no caso dos homens, há um número maior de vício em videogames .
Os fatores que favorecem o vício em redes sociais podem ser muito variados. De acordo com o Brain 360 Institute , que tem programas para tratar esse tipo de vício, várias coisas influenciam:
- Fatores psicológicos : Baixa auto-estima, impulsividade, instabilidade, timidez, falta de habilidades sociais, insegurança ou solidão .
- Fatores pessoais e sociais : ambiente familiar, bullying …
- As redes permitem uma grande acessibilidade a uma vasta gama de conteúdos, desde compras a jogos, que têm uma componente potencialmente viciante.
DESCANSAR DAS REDES POR UMA SEMANA
Que as redes sociais possam favorecer comportamentos viciantes ou gerar ansiedade não é novidade, mas até que ponto parar de usá-las pode favorecer nosso bem-estar mental? Isso é o que a equipe de pesquisadores da Universidade de Bath queria verificar.
Para fazer isso, os pesquisadores estudaram 154 pessoas entre 18 e 72 anos que usavam redes sociais todos os dias. Especificamente, eles gastaram uma média de 8 horas por semana nas redes.
- No início do estudo, os escores de linha de base para ansiedade , depressão e bem -estar foram obtidos .
- Aproximadamente metade dos participantes foi solicitado a parar de usar as mídias sociais por uma semana e o restante (grupo controle) conseguiu usá-las normalmente.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!