Município de Lucas do Rio Verde realiza audiência pública e começa a discutir orçamento para 2023

Encontro realizado nesta quarta-feira (27) contou com pouca presença de público, mas também foi transmitida pela internet

Fonte: CenárioMT

lucas do rio verde aérea
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da secretaria de Planejamento e Cidade, realizou audiência pública nesta quarta-feira (27). O encontro, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, serviu para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O analista administrativo, Welder Maciel, explicou que na prática o município começa a se planejar para 2023. Ele disse que é necessário analisar o cenário econômico atual, analisando indicadores econômicos que impactam diretamente a vida das pessoas. Maciel observa que o país se prepara para uma eleição presidencial, enquanto o mundo acompanha a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Tudo isso traz variação para a nossa economia. É um desafio estimar o que vai ser a nossa arrecadação para o ano que vem. Ao mesmo tempo, na vertente da despesa, temos a inflação que está aumentando, a dificuldade do município de adquirir insumos, adquirir serviços, em razão da grande elevação dos preços”, explicou Maciel.

Além de se atentar para o futuro, o planejamento também analisa o passado recente. Por conta da pandemia, o orçamento da Secretaria de Saúde teve aumento considerável para suprir as demandas provocadas pelas ações de combate ao coronavírus. Helder Maciel cita a elevação dos preços de insumos de vários materiais indispensáveis para o funcionamento de PSF’s e do PAM (Pronto Atendimento Municipal).

LDO

O analista administrativo explica que a LDO é a base do orçamento. A partir da realização da audiência pública, a Secretaria de Planejamento e Cidade começa a elaborar o orçamento para 2023. Maciel disse que algumas ações já estão sendo definidas, como a construção de escolas, creches, PSF’s, além de ampliação de outros espaços públicos.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.