Assembleia aprova projeto Alfabetiza MT e cria prêmio para as 100 escolas públicas com melhores resultados

A matéria, de autoria do Poder Executivo, passou em segunda votação na sessão realizada durante recesso parlamentar.

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. G1MT

Foto: Mayke Toscano| Secom-MT

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram o projeto de lei que cria o Programa Alfabetiza MT e o prêmio Educa MT em sessão nesta segunda-feira (19).

Também foi aprovada uma emenda do deputado Lúdio Cabral (PT) que tirou do texto a exigência de que os municípios que aderirem ao programa assumam as séries iniciais.

[Continua depois da Publicidade]

No Programa Alfabetiza MT, o governo estadual prestará cooperação técnica e financeira aos municípios que aderirem ao programa para a alfabetização até o fim do 2º ano do ensino fundamental.

A matéria, de autoria do Poder Executivo, passou em segunda votação na sessão extraordinária, durante recesso parlamentar. O placar ficou 19 votos favoráveis, três contrários e dois ausentes.

[Continua depois da Publicidade]

O Prêmio Educa MT vai distribuir prêmios para as 100 escolas estaduais e municipais com melhores resultados de alfabetização. As 100 unidades escolares com os resultados mais baixos também receberão apoio financeiro para mudar a situação.

Dois terços dos recursos totais irão para as escolas bem avaliadas, e um terço para aquelas com piores resultados, distribuídos proporcionalmente ao número de estudantes matriculados nos anos avaliados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]