Nova Mutum; Mais de 90% das pessoas diagnosticadas com covid-19 estão curadas

Fonte: Edinaldo Nogueira – Assessoria

REMÉDIO CORONAVÍRUS - PREF NOVA MUTUM

O último Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 16, pela Secretaria de Saúde de Nova Mutum, apresenta 866 que positivaram para o covid-19. Destas 811 pessoas estão recuperadas e 30 ainda concluem o isolamento domiciliar. A atual taxa de isolados é a menor desde o início da pandemia. O Boletim ainda informa que sete pacientes encontram-se hospitalizados e o registro de dezoito óbitos.

Com esse panorama 93,65% das pessoas diagnósticas com o covid-19 estão recuperadas, ou seja, venceram o novo coronavírus.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretaria de Saúde contabiliza como recuperado o paciente com confirmação do novo coronavírus que recebeu alta hospitalar após internação e também os confirmados sem internação (isolamento), mas que deixaram de apresentar sintomas depois de ficar em casa.

Essa foto mostra a Dona Laudiceia e Sr. Valcir recebendo alta do Hospital Municipal de Nova Mutum. Essa foto mostra a Dona Laudiceia e Sr. Valcir recebendo alta do Hospital Municipal de Nova Mutum.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Juliana Manfroi atribui esse aumento no percentual de recuperados às medidas tomadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e principalmente pela população que entendeu a importância de seguirem as recomendações sobre o uso de máscaras e distanciamento social.

“Observamos que as ações adotadas resultaram nestes resultados. Não vamos baixar a guarda em hipótese alguma, nosso objetivo é seguir descendo os índices negativos e aumentar o percentual positivo, por isso continuamos pedindo as pessoas para que sigam as orientações e cada um faça sua parte, juntos vamos vencer essa pandemia”, orienta.

Tratamento na fase inicial

A Prefeitura de Nova Mutum publicou no dia 03 de julho a portaria nº 001 de 2020 que instituiu o modelo padrão de atendimento precoce de pacientes com suspeitas de covid-19 nas unidades básicas e pronto atendimento, e o kit de medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo município nas farmácias municipais.

Os medicamentos disponibilizados para o tratamento são; Antibióticos: Azitromicina, Anti-helmínticos: Ivermectina, Analgésico e Antitérmico: Dipirona e Paracetamol, Corticóides: Prednisolona e Prednisona.

A Secretária de Saúde, Anke Schwabe explica que esses medicamentos estão sendo distribuídos desde o início da pandemia, a única alteração é a padronização do tratamento. “Essa portaria vem para dar respaldo jurídico aos nossos profissionais médicos, mas na verdade são medicamentos que sempre estiveram e estão disponíveis nas farmácias municipais para os pacientes que são atendidos pelo sistema público de saúde”, afirma.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
logo1024x1024-
Há 15 anos, o CenárioMT é uma das principais referências em jornalismo regional, levando informação precisa e atualizada aos leitores de Mato Grosso. Para enviar sugestões, opiniões, reclamações ou pautas, utilize o e-mail: [email protected]