Uma moradora de Lucas do Rio Verde – MT foi atacada por um morcego na noite dessa sexta-feira (20). A informação foi repassada ao CenárioMT pelo pai da vítima.
De acordo com Mário Rodrigues, a sua filha (33 anos) transitavam com uma motocicleta pela Avenida Brasil, nas mediações do bairro Alvorada, momento em que um morcego a atacou e a mordeu na região da clavícula.
Após o ataque, a jovem ficou muito nervosa e pediu ajuda ao pai, que rapidamente foi ao local. Mario conseguiu recolher o morcego e encaminhou a filha para o Pronto Atendimento Municipal – PAM.
De acordo com Rodrigues, os funcionários do PAM fizeram o encaminhamento da jovem para o hospital São Lucas para receber o soro adequado para esse tipo de ataque, tendo em vista a possibilidade de o animal ser portador do vírus da raiva.
No hospital, a família foi orientada e informada que a vítima precisará ser encaminhada para o Hospital Regional em Sorriso-MT, onde tem o antídoto para esse tipo de ocorrência.
“Segundo informações médicas não há necessidade de soro. A paciente só teve um arranhão, já fez as vacinas no PAM e ficou em observação, porém, acredito que se já não foi, será liberada em breve”, comentou ao CenárioMT, a Gestora do Hospital São Lucas, Gabriela Refatti.
Morcegos podem transmitir doenças pela mordida, no caso dos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, e por meio das secreções, caso seja frugívoro, ou seja, se alimenta de frutos, e acaba contaminando a água, por exemplo.
Preocupado, o pai ligou no 156, telefone da Vigilância Sanitária para solicitar a captura e avaliação do morcego, porém não teve sucesso.