A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina hoje (31). Em Lucas do Rio Verde, 11.613 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas até a manhã desta sexta-feira.
Assim, Lucas do Rio Verde chega a cobertura total de 98,40%. A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de 90%. A cobertura vacinal, conforme estimativa do Governo Federal, prevê a vacinação de 11.802 pessoas no município.
De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Bespalez, diferente de muitos municípios brasileiros, Lucas do Rio Verde chega muito perto de 100%, restando poucas doses das vacinas nas unidades de saúde. “Foi anunciado pelo Ministério da Saúde que, após o período para os grupos de risco, a vacina estaria disponível para toda população, porém Lucas do Rio Verde vive uma situação diferente de muitos municípios brasileiros.
Diversas cidades não atingiram nem 75% do público alvo e talvez terão doses sobrando, mas aqui chegamos a praticamente 100% e fizemos o dever de casa, que é vacinar o grupo priorizado pelo ministério”, esclareceu.
Sobre a gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.
A orientação aos munícipes é adotar medidas preventivas, como cuidados básicos e simples diariamente:
• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis;
• Evite tocar a boca e o nariz;
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.