Como garantir acesso à vacinação para pessoas com autismo? Um projeto apresentado na Assembleia Legislativa busca responder a esse desafio em Mato Grosso.
Proposta amplia acesso à vacinação
O deputado estadual Dr. João apresentou o Projeto de Lei nº 284/2026, que cria o Programa Estadual de vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso. A iniciativa prevê atendimento em casa, unidades móveis ou espaços adaptados, com menor estímulo sensorial.
O objetivo é facilitar o acesso à imunização, reduzindo barreiras enfrentadas por esse público em ambientes tradicionais de saúde.
Atendimento mais humanizado
Segundo o projeto, a medida busca:
- Garantir acesso universal à vacinação
- Diminuir impactos sensoriais em unidades de saúde
- Ampliar a cobertura vacinal no estado
- Oferecer atendimento mais humanizado
De acordo com o parlamentar, muitas famílias enfrentam dificuldades para levar pessoas com TEA a postos de saúde devido a fatores como filas, ruídos e ambientes intensos.
“É preciso adaptar as políticas públicas à realidade dessas pessoas”, destacou.
Impacto na saúde pública
A proposta também reforça a importância da vacinação como estratégia coletiva. Ao ampliar a cobertura vacinal, a medida contribui para a proteção não apenas de pessoas com autismo, mas de toda a população.
Além do projeto de lei, foi apresentada a Indicação nº 614/2026, que solicita a ampliação da vacinação domiciliar com foco em pessoas com TEA no município de Sapezal, especialmente em regiões com menor acesso a serviços de saúde.
Próximos passos
O projeto segue agora para análise nas comissões da Assembleia Legislativa. Caso aprovado, poderá representar um avanço nas políticas públicas inclusivas e no acesso à vacinação adaptada.
E você, o que acha dessa proposta? Comente sua opinião!
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.