Com o propósito de inovar e fortalecer a segurança no trânsito, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública e do Departamento de Trânsito, está instalando novas lombadas eletrônicas nas vias públicas do município. Os novos equipamentos reúnem tecnologia Doppler, display eletrônico, que indica a velocidade registrada e videomonitoramento em tempo real, além de recursos avançados de Inteligência Artificial, que tornarão o processo de fiscalização mais preciso e moderno.
As novas lombadas eletrônicas substituirão os dispositivos antigos nos pontos já monitorados e estenderão a fiscalização para três novos trechos, cuja velocidade máxima é de 40 km/h, sendo:
• Avenida América do Sul (Rotatória da Prefeitura), nas imediações da travessia com a Avenida Brasil (próximo ao Posto São Paulo);
• Avenida Brasil, próximo a esquina com a rua Avelino Meneguetti;
• Avenida das Nações, nas imediações do cruzamento com a Av. São Paulo;
“O nosso objetivo não é multar os condutores, mas garantir um trânsito mais seguro. É a tecnologia trabalhando a favor da sociedade. Além disso, os novos equipamentos vêm somar significativamente às ações de todas as forças de segurança, já que contam com câmeras de videomonitoramento com recursos de Inteligência Artificial”, destacou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.
Os pontos adicionais foram definidos após um estudo realizado pelo Departamento de Trânsito, considerando vias de maior fluxo de veículos, histórico de acidentes e cruzamentos de maior risco.
Segundo a Guarda Civil Municipal, foram registrados 667 acidentes de trânsito em Lucas do Rio Verde neste ano, reforçando a importância da fiscalização para a segurança viária.
A empresa responsável pelos equipamentos, Perkons, foi escolhida pela Prefeitura através do Pregão Eletrônico nº 44/2025.
Inovação e Segurança
Ao contrário dos equipamentos tradicionais, que dependem de sensores no solo e de cortes no pavimento, as lombadas eletrônicas com tecnologia Doppler utilizarão ondas eletromagnéticas para registrar a velocidade dos veículos. Essa inovação permitirá monitorar toda a largura da via, garantindo uma medição de velocidade mais precisa, rápida e confiável, mesmo em trechos com tráfego intenso ou múltiplos veículos.
Além disso, essa tecnologia integra recursos de Inteligência Artificial a câmeras de videomonitoramento, permitindo a leitura automática de placas (LAP), o registro automático de infrações e a identificação de veículos furtados, clonados ou envolvidos em ocorrências policiais. O sistema também possibilitará a fiscalização do uso de capacetes por motociclistas, a classificação do tipo de veículo que está em circulação, entre outros dados.
Com a instalação das novas lombadas eletrônicas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça sua visão de futuro: um trânsito mais seguro e moderno. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Segurança Pública, vai além da fiscalização e busca aprimorar a mobilidade urbana, tornando-a mais eficiente e responsável para todos os luverdenses.



















