A cidade de Rondonópolis, polo regional de saúde, sedia nesta quinta-feira (27) o I Simpósio Regional “Cada mãe conta”, com o tema “Por uma maternidade segura na região Sul de Mato Grosso”. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e reúne profissionais de toda a região Sul com o objetivo de garantir uma gestação mais segura para as mulheres e aprimorar a qualidade do atendimento prestado pelas equipes de saúde.
O simpósio concentra-se em condições que atualmente mais preocupam e demandam atenção especial dos municípios, como hipertensão gestacional, diabetes e hemorragia. A necessidade de fortalecer a atenção é urgente, visto que a região registrou, neste ano, quatro casos de mortes de gestantes nos municípios de Jaciara, Poxoréu, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.
A coordenadora Estadual de Atenção Primária da SES/MT, Regina Amorim Costa, explica que o encontro é crucial para consolidar informações e fortalecer as ações da Rede de Atenção Primária. O secretário Municipal de Saúde de Rondonópolis, Mykaell Vitorino, reforçou o compromisso com a segurança da maternidade, destacando que o município intensificou ações como pré-natal de qualidade e a capacitação contínua dos profissionais para identificar precocemente condições de risco para as gestantes.






















