Paraescalada: Marina Dias conquista ouro na etapa de Laval da Copa do Mundo

A brasileira encerra a temporada com vitória na França, mantendo-se como destaque mundial da modalidade.

Fonte: CenárioMT

Paraescalada: Marina Dias conquista ouro na etapa de Laval da Copa do Mundo
Paraescalada: Marina Dias conquista ouro na etapa de Laval da Copa do Mundo - Foto: Jan Virt/IFSC

A paulista Marina Dias encerrou a temporada 2025 com mais uma grande performance na paraescalada, garantindo o topo do pódio na etapa de Laval, na França, pela Copa do Mundo, na classe RP3, destinada a atletas com limitações de alcance, força e potência.

Na final realizada neste sábado (25), poucas horas após a fase eliminatória, Marina alcançou 51 agarras na parede, superando a alemã Laura Nesciobelli, com 45, e a britânica Charlotte Andrew, que fez 42 e levou o bronze. Este foi o primeiro ouro da brasileira na competição em 2025, após dois terceiros lugares nos Estados Unidos e na Áustria.

[Continua depois da Publicidade]

Com o lado esquerdo do corpo afetado pela esclerose múltipla, Marina é atualmente a principal representante do Brasil na paraescalada, esporte que fará sua estreia paralímpica em Los Angeles, em 2028, embora a classe RP3 ainda não esteja no programa oficial.

A etapa de Laval segue até domingo (26), quando o paranaense Eduardo Schaus disputa a final da classe AU2, destinada a atletas amputados ou com função reduzida de membro superior. Vice-campeão mundial na Coreia do Sul, ele busca seu primeiro pódio em Copa do Mundo, após avançar como segundo melhor colocado na eliminatória.

[Continua depois da Publicidade]

Também competiram nas eliminatórias o paranaense Leonardo Vilha, sexto lugar na classe AU3, e Luciano Frazão, do Distrito Federal, 15º na classe AL2, ambas categorias previstas para os Jogos de 2028.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista esportivo e entusiasta dos Esportes. Formado e pós-graduado. Fã de games online, e futebol internacional.