Sobe para três o número de aeronaves no combate aos incêndios em Barra do Garças

Parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e instituições busca conter incêndio de grandes proporções

Fonte: CENÁRIOMT

Sobe para três o número de aeronaves no combate aos incêndios em Barra do Garças

O Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, enfrenta um momento crítico desde a madrugada de quinta-feira (4/9), quando teve início um incêndio de grandes proporções. Para reforçar o combate às chamas, a Prefeitura de Barra do Garças solicitou apoio junto ao Governo do Estado. Já foram mobilizadas três aeronaves, com a primeira chegando no final da tarde de quinta-feira e a segunda aeronave adaptada para o combate de incêndios, que chegou na manhã de sexta-feira (5/9). Uma terceira aeronave também se encontra em operação no local.

Além disso, o 58º Batalhão de Infantaria Motorizada também está empenhado nas ações de combate aos focos de incêndio, dando suporte às equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas. As aeronaves têm a capacidade de lançar grandes volumes de água em áreas de difícil acesso, sendo essenciais para acelerar o trabalho das equipes em solo.

[Continua depois da Publicidade]

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves esteve no aeroporto de Barra do Garças ao lado do tenente-coronel Neto, do Corpo de Bombeiros, para acompanhar os trabalhos. Na ocasião, o gestor municipal destacou o esforço conjunto e agradeceu a parceria: “Quero agradecer ao governador Mauro Mendes, ao secretário de Segurança Pública, coronel Roveri, ao coronel Gledson e à Defesa Civil, por mobilizarem efetivo e aeronave para nos auxiliar. Esse é um momento em que percebemos, na prática, como a união entre governo estadual, municipal, forças de segurança e sociedade civil faz toda a diferença. Somente com esse esforço conjunto é possível enfrentar uma situação tão grave como essa e proteger nosso patrimônio natural”, afirmou.

O tenente-coronel Neto reforçou a importância do reforço aéreo: “Estamos utilizando essa aeronave no combate ao incêndio do Parque Estadual da Serra Azul. [..] Com certeza, hoje vamos tentar apagar e deliberar essas chamas”.

[Continua depois da Publicidade]

Em razão da gravidade da situação, o Parque Estadual da Serra Azul permanece fechado para visitação por tempo indeterminado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]