Webinar do Lacen debate vigilância laboratorial e produtos monitorados pela Vigilância Sanitária

O Lacen promove mais um episódio da série Conexão LAB, com foco na integração dos serviços de saúde e no fortalecimento da vigilância laboratorial.

Fonte: CenárioMT

Webinar do Lacen debate vigilância laboratorial e produtos monitorados pela Vigilância Sanitária
Foto: Secom-MT

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza nesta sexta-feira (22), das 9h às 12h, um webinar sobre a Vigilância Laboratorial de Produtos Monitorados pela Vigilância Sanitária. A transmissão ocorrerá pela plataforma Zoom.

O evento integra a série mensal Conexão LAB, que já está em sua quinta edição e tem como meta discutir assuntos estratégicos relacionados à vigilância laboratorial. A iniciativa busca promover a integração entre serviços de saúde, metodologias analíticas, fluxos interinstitucionais e o monitoramento de surtos no Estado.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, o encontro também serve para atualizar profissionais da saúde e ampliar o conhecimento técnico-científico da área. “Essa integração fortalece a atuação da Secretaria de Estado de Saúde no enfrentamento das emergências de saúde pública”, afirmou.

O debate contará com a participação da especialista da Anvisa, Priscilla Consigliero, do coordenador de Vigilância Sanitária Estadual, Marcos Roberto Dias, e da técnica do Lacen, Elisângela Pereira. A mediação ficará a cargo da diretora Elaine de Oliveira.

[Continua depois da Publicidade]

A série Conexão LAB prevê oito episódios, realizados mensalmente, que tratam de temas definidos pela logística de diagnóstico e pela demanda de amostras encaminhadas. Já foram discutidos temas como arbovírus (dengue, zika e chikungunya), vírus respiratórios, sarampo, rubéola e tuberculose.

Referência desde 1975, o Lacen é responsável por análises essenciais para a Vigilância em Saúde no Estado, atendendo municípios por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) com exames de sorologia, biologia molecular, microbiologia clínica, entre outros serviços.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]