Fiscalização de veículos abandonados em vias públicas tem início em Barra do Garças

Lei nº 4.968/2025 prevê remoção, aplicação de taxas e até leilão para automóveis abandonados nas ruas

Fonte: CENÁRIOMT

Fiscalização de veículos abandonados em vias públicas tem início em Barra do Garças

A Prefeitura de Barra do Garças iniciou a fiscalização para identificar e recolher veículos abandonados nas vias públicas da cidade, conforme estabelece a Lei nº 4.968/2025. O objetivo é garantir mais segurança, melhorar a mobilidade urbana e valorizar o espaço público. A ação contou com apoio da Polícia Militar.

Pela legislação, são considerados abandonados os veículos que permanecerem no mesmo local por mais de 30 dias ininterruptos, sem autorização, e apresentarem sinais de deterioração, como pneus murchos ou ausentes, vidros quebrados, ferrugem excessiva ou falta de peças. Nesses casos, o proprietário será notificado e terá o prazo de 10 dias para retirá-lo da via. Caso contrário, o veículo será recolhido ao pátio municipal, podendo ser recuperado apenas após o pagamento das taxas previstas.

[Continua depois da Publicidade]

Após 90 dias, se não houver manifestação do proprietário, o automóvel poderá ser leiloado ou encaminhado para reciclagem, conforme as normas ambientais. Além disso, a lei impede que o veículo seja apenas transferido para outro local da cidade, prevendo remoção imediata em caso de reincidência.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]