Margem de esmagamento da soja recua mais de 12% em Mato Grosso na 1ª quinzena de junho

Fonte: CenarioMT

A margem bruta de esmagamento da soja nas indústrias processadoras de Mato Grosso caiu 12,40% na primeira quinzena de junho de 2025, em comparação com o mesmo período de maio. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor médio atingiu R$ 536,87 por tonelada.

O recuo foi puxado pela desvalorização dos coprodutos, com destaque para o farelo de soja, que registrou o menor preço mensal desde julho de 2020. Ao mesmo tempo, a valorização de 1,18% na soja em grão aumentou os custos para as indústrias, acentuando a pressão sobre a rentabilidade do setor.

[Continua depois da Publicidade]

O cenário indica desafios para o processamento da oleaginosa no estado, maior produtor nacional de soja, refletindo as oscilações do mercado e a dinâmica de preços entre grão e coprodutos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .