Ação de vacinação no shopping busca ampliar cobertura vacinal em Sinop

A meta é alcançar 42.264 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha, neste momento, segundo o MS.

Fonte: CENÁRIOMT

Ação de vacinação no shopping busca ampliar cobertura vacinal em Sinop

Com a ação realizada neste final de semana, sábado (24) e domingo (25), no Shopping Sinop, a Secretaria de Saúde chegou a 19,59% de cobertura vacinal do grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Ao todo já foram aplicadas 13.637 doses de imunizantes que integram o calendário nacional de vacinação. A meta é alcançar 42.264 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha, neste momento, segundo o MS. Isso representa 19,56% da população total do município.

Durante este final de semana, o setor de imunização aplicou, na ação especial, no Shopping Sinop, 137 doses das vacinas disponibilizadas pelo MS. A ação que contou com a parceria do setor privado, teve como objetivo, alcançar os mais diversos públicos sinopenses, visando a ampliação da cobertura de imunização pretendida pela Secretaria de Saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Além dos imunizantes bastantes conhecidos pela população, que estão disponíveis para atualização do cartão de vacinas, para população em geral, foram disponibilizadas, também, vacinas contra influenza e dengue. Esses dois, somente para o grupo prioritário determinado pelo MS.

Como política de acesso aos serviços básicos de saúde, a Prefeitura de Sinop, desde a pandemia da Covid-19, mantém quatro pontos fixos de atendimento, todos os sábados, em Sinop, para atendimento à população geral. No momento, os Centros Integrados de Atendimento (CIA) Jacarandás e André Maggi e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vindilina II e Primaveras, são pontos de referência para atualização do cartão de vacinas e demais imunizantes disponíveis, como para influenza e dengue.

[Continua depois da Publicidade]

João Gustavo Breganó, coordenador de imunização da rede municipal, pede que a população não deixe de procurar o atendimento e receba as imunizações disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos disponibilizado, a pedido do prefeito Roberto Dorner, quatro pontos fixos de vacinação, todos os sábados, e algumas ações volantes para facilitar o acesso da população aos imunizantes, portanto, pedimos que os sinopenses procure esses postos e receba as doses disponibilizadas”, disse.

Grupos prioritários:

Influenza: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas até 45 dias; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de toda idade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (idade entre 12 e 21 anos); pessoas com deficiência permanente e funcionários do sistema e privação de liberdade.

Dengue: crianças com idade entre 10 e 14 anos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]