Mato Grosso garante importação de óleo de algodão com isenção de ICMS para indústria alimentícia

Medida aprovada pelo Condeprodemat busca evitar paralisação da produção e preservar empregos diante da escassez no mercado interno

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso garante importação de óleo de algodão com isenção de ICMS para indústria alimentícia

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (23.5), o diferimento do ICMS para as operações de importação de óleo de algodão refinado e semi-refinado. A medida beneficia indústrias de alimentação que são beneficiárias do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic) e tem validade até 31 de julho, visando garantir a continuidade da produção diante da escassez de matéria-prima no mercado interno.

A decisão foi motivada por um pedido da Icofort Agroindustrial S.A. e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação em Mato Grosso (SIAMT), que solicitaram autorização para importar cinco mil toneladas de óleo de algodão refinado e semi-refinado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) emitiu uma nota técnica favorável, considerando a importação uma solução emergencial até a normalização da produção local.

[Continua depois da Publicidade]

“É uma medida necessária, pois estamos no período de entressafra e o mercado local não tem matéria-prima para a produção do óleo vegetal. O prazo para o diferimento ficou definido até 31 de julho e foi adequado para que as indústrias não enfrentem paralisações”, explicou o secretário-adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos, Anderson Lombardi.

O tratamento tributário diferenciado terá validade de 60 dias e se soma a outras medidas adotadas pelo Governo de Mato Grosso para preservar a competitividade da indústria local. A reunião também destacou a importância da atuação conjunta entre o poder público e o setor produtivo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]