Cuiabá se prepara para queda brusca de temperatura com chegada de frente fria

Esse cenário contrasta fortemente com o calor habitual de Cuiabá, onde temperaturas acima dos 40°C são comuns.

Fonte: CENÁRIOMT

Esse cenário contrasta fortemente com o calor habitual de Cuiabá, onde temperaturas acima dos 40°C são comuns.

Os moradores de Cuiabá devem se preparar para uma mudança drástica no tempo a partir da próxima semana. Uma frente fria está a caminho, prometendo derrubar as temperaturas e inaugurar um período mais frio na capital mato-grossense, que usualmente registra altas temperaturas.

A alteração climática já começa a ser percebida nesta sexta-feira, 23 de maio, com manhãs mais amenas, indicando a transição. Segundo a plataforma Meteored, a quarta-feira (28) trará chuvas, intensificando a queda nos termômetros. Na quinta-feira (29), as mínimas podem atingir 18°C, com máximas em torno de 25°C.

[Continua depois da Publicidade]

O frio deve se intensificar no início de junho. A previsão para a segunda-feira (2) é de um dia bastante gelado, com mínima de 13°C e máxima de 22°C. Esse cenário contrasta fortemente com o calor habitual de Cuiabá, onde temperaturas acima dos 40°C são comuns.

A chegada dessa frente fria está ligada à formação de um intenso ciclone extratropical no Oceano Atlântico, próximo à Argentina, a partir da próxima segunda-feira (26). Esse sistema impulsionará uma massa de ar polar — a primeira do ano — que avançará pelo Sul do Brasil entre quarta e quinta-feira, alcançando também a região Centro-Oeste e provocando uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas.

[Continua depois da Publicidade]

A recomendação é que a população se antecipe e se prepare para o clima mais frio, organizando agasalhos e cobertores.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]