Semeadura da nova safra de trigo se inicia com queda na área prevista

Fonte: Assessoria

Lavoura de trigo
Lavoura de trigo - Imagem: CenárioMT

Os avanços mais contidos nos preços do trigo ao produtor em relação ao mercado atacadista devem limitar a atratividade do cultivo do cereal na temporada deste ano – a Conab já estima área menor que a de 2024.

Assim, pesquisadores do Cepea avaliam que um crescimento na produção vai depender da produtividade, que, por enquanto, está estimada para compensar a redução de área e gerar oferta maior em 2025.

De acordo com dados da Conab, a semeadura da safra de 2025 foi iniciada em Goiás e Minas Gerais. Já nos principais estados produtores, como Paraná e Rio Grande do Sul, as atividades devem começar apenas entre maio e junho.

No relatório deste mês, a Conab aponta diminuição de 9,3% na área destinada à cultura em 2025, para 2,77 milhões de hectares. A produtividade nacional está estimada em 3,06 tonelada/hectare, em média, 18,5% maior que a de 2024, o que contribuiria para uma produção de 8,47 milhões de toneladas, 7,4% acima da do ano anterior.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT