Em um esforço para proteger a Amazônia, o governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), destinou R$ 61 milhões para estruturar “Escritórios Municipais de Governança” em 36 cidades de Mato Grosso. O objetivo é monitorar e combater o desmatamento e as queimadas na região.
A iniciativa faz parte do programa “União com Municípios”, que visa fortalecer a governança ambiental em municípios com altas taxas de desmatamento. Ao todo, 81 municípios da Amazônia Legal serão contemplados, incluindo cidades de Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.
Os municípios mato-grossenses prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento são:
- Apiacás
- Aripuanã
- Bom Jesus do Araguaia
- Cláudia
- Colniza
- Comodoro
- Confresa
- Conquista D’Oeste
- Cotriguaçu
- Feliz Natal
- Gaúcha do Norte
- Guarantã do Norte
- Juara
- Juína
- Marcelândia
- Nova Bandeirantes
- Nova Maringá
- Nova Ubirantã
- Paranaíta
- Paranatinga
- Peixoto de Azevedo
- Porto dos Gaúchos
- Querência
- Ribeirão Cascalheira
- Rondolândia
- Santa Terezinha
- São Félix do Araguaia
- São José do Xingu
- União do Sul
- Vila Bela da Santíssima Trindade
Já as localidades com desmatamento monitorado e sob controle são Alta Floresta, Alto Boa Vista, Brasnorte, Santa Carmem, Tapurah e Vila Rica.
O programa “União com Municípios” prevê investimentos de R$ 785 milhões para promover o desenvolvimento sustentável e combater o desmatamento na Amazônia. Além do apoio financeiro, o programa oferece suporte técnico, equipamentos e capacitação para as prefeituras.
O MMA também alertou para o risco de incêndios florestais em 2025, devido às previsões de temperaturas acima da média e à menor intensidade do fenômeno La Niña. Para prevenir e combater as queimadas, o governo federal declarou emergência ambiental e destinou recursos para o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros dos estados amazônicos.