Pesquisador da Fundação Rio Verde apresenta resultados de campo e orientações práticas no Show Safra MT

Rodrigo Pengo realizou palestra no auditório principal da Fundação Rio Verde

Fonte: Assessoria

IMG 9275 1024x683 1

Um dos destaques da programação do segundo dia do Show Safra Mato Grosso foi a palestra do pesquisador Rodrigo Pengo, da Fundação Rio Verde. Com uma abordagem direta e voltada ao dia a dia do produtor, Pengo trouxe resultados de experimentos realizados no próprio parque tecnológico, abordando temas como plantas de cobertura, adubação em sistemas de soja e milho, controle de plantas daninhas e desempenho de cultivares em diferentes épocas de plantio.

Segundo o pesquisador, os dados apresentados são fruto de trabalho contínuo e detalhado da equipe da Fundação, que visa fornecer ao produtor rural informações técnicas aplicáveis em sua realidade. “A gente trouxe os resultados que temos aqui dentro da Fundação Rio Verde para ajudar o produtor a tomar decisões. Falamos de adubação, controle de plantas daninhas, que é uma preocupação constante na região, e também da competição entre cultivares de soja”, destacou.

Um dos principais enfoques da apresentação foi o experimento que avaliou cultivares de soja em quatro épocas distintas de plantio, todas sob as mesmas condições de manejo. O objetivo foi entender o comportamento das variedades frente às variações climáticas e ao calendário agrícola, algo essencial para o planejamento da safra. “O produtor precisa saber quando e o que plantar para ter o melhor retorno possível. Nosso trabalho é entregar essa informação de forma clara e confiável”, explicou.

Rodrigo Pengo reforçou que o compromisso da Fundação Rio Verde é com o aumento da produtividade e da rentabilidade das lavouras, sempre com base em pesquisa técnica e prática. “Tudo que fazemos aqui é para apoiar o produtor na escolha mais acertada, considerando a realidade da sua propriedade. São decisões que impactam diretamente os resultados da safra, por isso precisam ser embasadas em dados concretos”, concluiu.

Os resultados do ensaio de competição de cultivares de soja estão disponíveis on-line e de maneira dinâmica no site da Fundação Rio Verde, acesse fundacaorioverde.com.br/servicos/fitotecnia-576/soja

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT