Frigoríficos pressionam preços do boi gordo diante de maior oferta e exportações em alta

Fonte: CenarioMT

Guerra no Oriente Médio não deve atrapalhar exportação de carne bovina de MT

Os frigoríficos brasileiros têm intensificado a pressão sobre os preços do boi gordo na compra de novos lotes, em meio a um cenário de desvalorização da carne no mercado. De acordo com pesquisadores do Cepea, a atenção dos demandantes está voltada para a queda nos valores do produto final, o que reflete diretamente nas negociações com pecuaristas.

Do lado da oferta, o Cepea aponta um aumento na disponibilidade de vacas para abate no mercado spot nacional. O retorno das chuvas favoreceu a engorda desses animais, ampliando a oferta. Além disso, o volume de bovinos provenientes de confinamento está superior ao registrado no mesmo período do ano passado, o que também contribui para a pressão sobre os preços.

No mercado externo, os embarques seguem aquecidos. Dados da Secex mostram que, na parcial de fevereiro, as exportações diárias de carne bovina alcançaram uma média de 10 mil toneladas, representando um crescimento de 6,2% em relação ao mesmo mês de 2024. Esse desempenho reforça a relevância do Brasil no comércio internacional da proteína, mesmo em um contexto de ajustes no mercado interno.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT