Mato Grosso não tem nenhuma redação nota mil no Enem 2024

Fonte: CenárioMT

Seduc de Mato Grosso lança Prêmio Redação Nota Mil para incentivar alunos do Enem 2025
Seduc de Mato Grosso lança Prêmio Redação Nota Mil para incentivar alunos do Enem 2025 Foto: Pixabay

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC), trouxe uma notícia que chama a atenção: nenhum candidato de Mato Grosso conseguiu a nota máxima na redação.

Em todo o Brasil, apenas 12 participantes conseguiram a pontuação máxima, sendo apenas um da rede pública. No Centro-Oeste, apenas o Distrito Federal e Goiás tiveram um estudante com nota mil.

[Continua depois da Publicidade]

Em Mato Grosso, apesar de não ter nenhuma redação nota mil, 29 candidatos obtiveram pontuação entre 980 e 1.000 pontos. Desse total, apenas quatro são de escolas públicas.

A proficiência média da redação em Mato Grosso ficou em 660 pontos, 15 pontos acima da edição anterior. Já a proficiência média do exame, que considera todas as áreas do conhecimento, foi de 546 pontos, três pontos a mais que em 2023.

[Continua depois da Publicidade]

O que os dados revelam sobre Mato Grosso?

Os resultados do Enem 2024 em Mato Grosso mostram que, embora haja uma evolução na média geral, ainda há um desafio a ser superado no que diz respeito à produção textual dos estudantes. A ausência de redações nota mil e o baixo número de notas acima de 980 indicam a necessidade de intensificar as ações de apoio à produção textual nas escolas.

Diversos fatores podem influenciar o desempenho dos estudantes na redação do Enem, como a qualidade do ensino de língua portuguesa, a falta de acesso a materiais de estudo e a desigualdade social.

É fundamental que as autoridades educacionais, escolas e professores trabalhem em conjunto para identificar as causas do baixo desempenho e implementar medidas para melhorar a qualidade do ensino de língua portuguesa e a produção textual dos estudantes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]