Fazendeiro de Mato Grosso faz acordo para reparar danos ambientais em área de reserva

O acordo colocou fim a uma Ação Civil Pública (ACP) ambiental que tramitava na comarca de Água Boa (a 730km de Cuiabá)

Fonte: CENÁRIOMT

Fazendeiro de Mato Grosso faz acordo para reparar danos ambientais em área de reserva
Fazendeiro de Mato Grosso faz acordo para reparar danos ambientais em área de reserva Foto por: Sema-MT

Um proprietário rural firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), comprometendo-se a reparar danos ambientais causados por desmatamento ilegal em sua propriedade, localizada na região de Água Boa.  

O acordo, celebrado durante o Mutirão da Conciliação Ambiental, determina que o fazendeiro restaure 66,84 hectares de Área de Reserva Legal Degrada (ARLD) e realize a reposição florestal em outros 240,08 hectares, no prazo de 120 dias. Além disso, o proprietário deverá pagar uma indenização civil de R$ 300.359,64 e uma multa ambiental de R$ 325.103,44, ambas divididas em 36 parcelas.

O valor da indenização será destinado a projetos ambientais, enquanto a multa será revertida para o Fundo Estadual do Meio Ambiente. O fazendeiro também se comprometeu a regularizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de sua propriedade.

A ação do Ministério Público visou reparar os danos causados ao meio ambiente e garantir a efetiva recuperação da área degradada. O acordo demonstra a importância da conciliação e da responsabilização ambiental, contribuindo para a preservação do Cerrado mato-grossense.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!