A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) mobilizará 872 policiais militares para assegurar a tranquilidade durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. Os profissionais estarão encarregados de proteger os candidatos e controlar o trânsito, além de realizar a escolta dos malotes de provas, em parceria com os Correios.
A operação de segurança teve início na última quinta-feira (31), com a escolta das provas para o interior do estado, em dez rotas estratégicas, com o apoio de 60 agentes. No dia das provas, mais 60 policiais auxiliarão na distribuição dos malotes para municípios vizinhos, enquanto 752 agentes estarão empenhados na segurança dos locais de aplicação. Ao todo, as provas serão realizadas em 188 locais de 57 municípios mato-grossenses, para um total de 67.640 inscritos.
Em Cuiabá, será montado o Centro Integrado de Comando e Controle na sede da Sesp, coordenando o monitoramento em tempo real das operações e reunindo representantes da segurança pública nas esferas federal, estadual e municipal, além de empresas de energia e telecomunicações. O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Fernando Carneiro Tinoco, destaca que o monitoramento centralizado permite rápida tomada de decisões em caso de problemas: “Com a participação de todos os órgãos em um só local, podemos discutir as demandas e buscar soluções imediatas caso ocorra algum problema nas escolas ou em seu entorno”.
A mobilização visa garantir que o exame ocorra com segurança, prevenindo eventuais intercorrências e proporcionando um ambiente adequado aos estudantes.